.A raiva é um dos sentimentos mais fortes que o ser humano costuma cultivar. Ela surge quando nosso desejo é contrariado, quando nos sentimos desprezados, diminuídos ou desvalorizados.
Ou seja, todos estes sentimentos têm sua origem no ego, aquela porção dentro de nós que sempre quer levar a melhor numa discussão, que não pode jamais deixar uma ofensa sem resposta e se preocupa em demasia com o julgamento alheio a nosso respeito.
......Combater essa parcela de nosso ser não é nada fácil. Exige em primeiro lugar uma atenção permanente, um exercício de observação interior que pode nos ajudar a detectar quando nosso ego negativo entra em ação. Uma das reações mais comuns do ego negativo é culpar os outros por nossas próprias dificuldades, sempre buscar colocar em algo exterior a responsabilidade por nossas limitações e problemas.
......Ao contrário, o lado luminoso de nosso ser, nosso Eu divino, ajuda-nos a tomar consciência de nossas pequenas fraquezas, nossos medos e limitações, e a encontrar forças para vencer nosso ego negativo. Para isso, é necessário que acreditemos na existência desse Eu Superior que se oculta em nossa consciência, e busquemos diariamente o contato com ele, de modo a guiar nossas ações por sua sabedoria. Este é o caminho mais seguro para aprendermos a controlar a raiva e a analisar exatamente, a cada momento, qual a verdadeira razão que se esconde por trás de nossa raiva.
......Osho tem um texto muito interessante sobre a raiva, que gostaria de compartilhar com vocês, pois ele pode ser de grande ajuda na análise e compreensão de nossa verdadeira natureza.
Autora:Elisabete Cavalcante
Nenhum comentário:
Postar um comentário